domingo, 22 de novembro de 2009

Notas de aula - Metafísica A,2 - Aristóteles

METAFÍSICA A, 2


1.Questão: de que causas e princípios a sabedoria é ciência?

2.Estratégia para responder a questão: investigar a noção comum de sábio.

(essa estratégia é um procedimento padrão em Aristóteles, partindo-se do que se sabe ou pensa sobre um assunto para, através de sua crítica, chegar a uma noção mais exata).

a) o que conhece tudo universalmente;

b) o que conhece coisas difíceis, que nem todo mundo é capaz de conhecer (oposição aos
sentidos);

c) o que conhece com exatidão e ensina as causas;

d) a sabedoria é a ciência escolhida por si mesma e não em vista de sua utilidade;

e) a sabedoria é a ciência que comanda as demais.

3. Corroboração das opiniões anteriores.

- o conhecimento universal é mais difícil do que o particular

- as ciências mais exatas são as que precisam de menor número de princípios.

- o conhecimento das causas possui maior poder de ensinar.

- o saber pelo saber deve escolher o que é o melhor conhecimento (o mais cognoscível)

- o melhor conhecimento é o conhecimento das causas

- o conhecimento superior é aquele que sabe em vista de que cada coisa deve ser feita.

- o bem para cada coisa é aquilo em vista do que ela deve ser.

4. A ciência que buscamos, deve ser, pois, uma ciência que estuda os primeiros princípios e causas.

- Essa ciência não é um conhecimento produtivo. Razões:

Os primeiros filósofos foram movidos pela admiração

Primeiro se admiraram das coisas mais corriqueiras e, aos poucos, progrediram para as mais difíceis (por exemplo, sobre os astros)

É por se julgar ignorante de algo que alguém se admira desse algo e a filosofia é uma fuga dessa ignorância ( e não a busca de alguma utilidade)

Por isso a sabedoria só começou a ser buscada depois de inventadas as outras técnicas, práticas e para o divertimento.

Essa ciência, a sabedoria, é livre, pois é buscada em vista de si mesma, assim como é livre o homem que não depende de outrem para viver.

5.A posse desta ciência é mais do que humana ou essa ciência é uma ciência divina.

a) Simônides: “apenas deus poderia ter tal prêmio (a sabedoria)”

b) Se os poetas dizem a verdade, os deuses têm inveja dos homens por que estes podem ter esse conhecimento.

c) Mas os poetas mentem, os deuses não são invejosos e essa ciência é a mais valioso e divina.

d) É divina, pois, dentre os conhecimentos, é o que melhor cabe a um deus

e) É divina também pois deus é um dos itens de que trata, já que é uma das causas de tudo.

f) Todos os conhecimentos são mais necessários (úteis) que a sabedoria; mas nenhum é melhor do que ela.

6. A posse da sabedoria é o oposto da ignorância.

a) Todos começam a investigar pela admiração

b) Mas é preciso terminar no estado oposto e melhor do que o inicial

(notar a diferença entre essa concepção e a ideia socrática sobre a sabedoria)

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