METAFÍSICA A, 2
1.Questão: de que causas e princípios a sabedoria é ciência?
2.Estratégia para responder a questão: investigar a noção comum de sábio.
(essa estratégia é um procedimento padrão em Aristóteles, partindo-se do que se sabe ou pensa sobre um assunto para, através de sua crítica, chegar a uma noção mais exata).
a) o que conhece tudo universalmente;
b) o que conhece coisas difíceis, que nem todo mundo é capaz de conhecer (oposição aos
sentidos);
c) o que conhece com exatidão e ensina as causas;
d) a sabedoria é a ciência escolhida por si mesma e não em vista de sua utilidade;
e) a sabedoria é a ciência que comanda as demais.
3. Corroboração das opiniões anteriores.
- o conhecimento universal é mais difícil do que o particular
- as ciências mais exatas são as que precisam de menor número de princípios.
- o conhecimento das causas possui maior poder de ensinar.
- o saber pelo saber deve escolher o que é o melhor conhecimento (o mais cognoscível)
- o melhor conhecimento é o conhecimento das causas
- o conhecimento superior é aquele que sabe em vista de que cada coisa deve ser feita.
- o bem para cada coisa é aquilo em vista do que ela deve ser.
4. A ciência que buscamos, deve ser, pois, uma ciência que estuda os primeiros princípios e causas.
- Essa ciência não é um conhecimento produtivo. Razões:
Os primeiros filósofos foram movidos pela admiração
Primeiro se admiraram das coisas mais corriqueiras e, aos poucos, progrediram para as mais difíceis (por exemplo, sobre os astros)
É por se julgar ignorante de algo que alguém se admira desse algo e a filosofia é uma fuga dessa ignorância ( e não a busca de alguma utilidade)
Por isso a sabedoria só começou a ser buscada depois de inventadas as outras técnicas, práticas e para o divertimento.
Essa ciência, a sabedoria, é livre, pois é buscada em vista de si mesma, assim como é livre o homem que não depende de outrem para viver.
5.A posse desta ciência é mais do que humana ou essa ciência é uma ciência divina.
a) Simônides: “apenas deus poderia ter tal prêmio (a sabedoria)”
b) Se os poetas dizem a verdade, os deuses têm inveja dos homens por que estes podem ter esse conhecimento.
c) Mas os poetas mentem, os deuses não são invejosos e essa ciência é a mais valioso e divina.
d) É divina, pois, dentre os conhecimentos, é o que melhor cabe a um deus
e) É divina também pois deus é um dos itens de que trata, já que é uma das causas de tudo.
f) Todos os conhecimentos são mais necessários (úteis) que a sabedoria; mas nenhum é melhor do que ela.
6. A posse da sabedoria é o oposto da ignorância.
a) Todos começam a investigar pela admiração
b) Mas é preciso terminar no estado oposto e melhor do que o inicial
(notar a diferença entre essa concepção e a ideia socrática sobre a sabedoria)
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